A Gestão de Manutenção na Administração de Frotas

Com a segurança e estabilidade econômica pelo qual o país vem passando, o setor industrial ganha força e se sente mais seguro para se inserir ou se fortalecer no Brasil. Com isso, as indústrias investem cada vez mais em equipamentos, avanços tecnológicos e treinamentos que melhoram processos e serviços, em busca de melhor qualidade num mercado sempre competitivo. Dentro deste cenário, a gestão de manutenção é uma função estratégica nas organizações, pois permite avaliar diretamente a disponibilidade de ativos, prevenir problemas de matéria-prima ou ainda realizar outros controles que evitem o atraso na performance da produção e do rendimento da empresa.

Os profissionais que prestam serviços nessa área de gestão de manutenção, compreendem que introduzindo uma política de manutenção corretiva, preventiva e preditiva, é possível impactar positivamente as metas de performance de uma empresa, além de causar um “efeito dominó” em diversos setores da mesma, já que quando tratamos dessa gestão, todos os setores internos e externos (fornecedores de matéria-prima) são interligados e dependentes, e influenciam na qualidade e eficiência uns dos outros.

É justamente para auxiliar na administração de tantas variáveis, que existem os sistemas de ordem de serviço. Eles ajudam o gestor a gerenciar o processo de uma empresa de forma mais rápida e automatizada. Isso inclui desde o cadastro de clientes e ordens de serviço, até o acompanhamento das manutenções das máquinas da empresa e da importação de matéria-prima.

Podemos citar como exemplo, a gestão de frotas em determinada empresa. Através de métodos, técnicas e ferramentas (como um software de ordem de serviço), essa gestão pode prevenir riscos comuns dentro deste mercado, como os investimentos com os veículos, as despesas com seguros e outras prevenções, e a produtividade geral da frota. Um gerenciamento eficaz exige conhecimento da gestão de manutenção por parte do profissional, que buscará trabalhar com menores custos e na qualidade final das operações dos veículos.