Os profissionais que prestam serviços nessa área de gestão de manutenção, compreendem que introduzindo uma política de manutenção corretiva,
preventiva e preditiva, é possível impactar positivamente as metas de
performance de uma empresa, além de causar um “efeito dominó” em
diversos setores da mesma, já que quando tratamos dessa gestão, todos os
setores internos e externos (fornecedores de matéria-prima) são
interligados e dependentes, e influenciam na qualidade e eficiência uns
dos outros.
É justamente para auxiliar na administração de tantas variáveis, que existem os sistemas de ordem de serviço.
Eles ajudam o gestor a gerenciar o processo de uma empresa de forma
mais rápida e automatizada. Isso inclui desde o cadastro de clientes e
ordens de serviço, até o acompanhamento das manutenções das máquinas da
empresa e da importação de matéria-prima.
Podemos citar como exemplo, a gestão de frotas em
determinada empresa. Através de métodos, técnicas e ferramentas (como um
software de ordem de serviço), essa gestão pode prevenir riscos comuns
dentro deste mercado, como os investimentos com os veículos, as despesas
com seguros e outras prevenções, e a produtividade geral da frota. Um
gerenciamento eficaz exige conhecimento da gestão de manutenção por
parte do profissional, que buscará trabalhar com menores custos e na
qualidade final das operações dos veículos.